segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Vá pintar e ver estrelas!

Um sábado com pincéis, moinhos, piquenique e constelações

Quadro de Paula e Manuel António faz de cartaz

"Arte e astros: assim se chama a iniciativa. Só tem de munir-se de calçado confortável, roupa quente para a noite e de uma lanterna mais € 35 para a inscrição. E deve estar no próximo sábado, às 16 horas, no Centro de Ecoturismo de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, na Serra da Peneda. Prepare-se para pintar e ver estrelas.

'Um suave passeio pedestre aos moinhos do Rio Laboreiro. Um piquenique na montanha. E um serão com astronomia para iniciados complementam esta actividade pensada para proporcionar momentos inesquecíveis de cultura e contacto com a natureza' - é assim o convite do projecto Ecotura, criado pelos jornalistas Anabela Moedas e Pedro Alarcão.

Em conjunto com 'aLua'- Paula Dacosta e o 'Pólen'- Manuel António, um casal de artistas plásticos, organizam um sábado diferente: uma troca de experiências e um cruzar de sentimentos que levarão à criação de um painel pintado por todos os que quiserem participar no 'Arte e Astros'.

'Este painel, dependendo do resultado, poderá vir a ficar exposto nas Portas do Parque em Lamas de Mouro. Toda a logística será assegurada pela Ecotura, desde as tintas ao piquenique. O encontro será em Castro Laboreiro no miradouro dos restaurantes e daí seguiremos para o centro de ecoturismo que se situa por cima de Castro Laboreiro, junto a uma das aldeias mais altas da freguesia', explica Pedro Alarcão ao Ciência Hoje.

Depois do passeio pedestre aos moinhos do Rio Laboreiro, terá lugar um piquenique na montanha e um serão com astronomia para iniciados complementam esta actividade 'pensada para - dizem os organizadores - proporcionar momentos inesquecíveis de cultura e contacto com a natureza'.

A noite acaba com a identificação das constelações mais simples e a observação de Júpiter e de alguns objectos do céu profundo com o telescópio.

Fonte: Ciência Hoje, 05/08/2007

1 comentário:

S. disse...

Muito fixe!!! espero que haja bastantes participantes pois Castro precisa de iniciativas como esta :-)