segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Povoação de Melgaço recebe luz eléctrica e já pensa no turismo


"Povoado tem cerca de 20 casas. Algumas ocupadas por pastores no Verão.

Depois de décadas de isolamento, a povoação de Covelo, na freguesia de Gave, Melgaço, prepara-se para receber a ligação à rede eléctrica. São cerca de 20 habitações, algumas em ruínas e outras utilizadas como segunda residência para os pastores, no período de Verão. Trata-se do último aglomerado populacional do distrito de Viana do Castelo a receber a luz eléctrica.

Fruto da desertificação e do progressivo abandono do pastoreio, nenhuma das habitações está actualmente ocupada, em permanência. Apenas aos fins-de-semana e em determinadas alturas do ano é que os proprietários optam por passar algum tempo nas pequenas e rústicas casas da Branda do Covelo, longe das comodidades propiciadas pela energia eléctrica.

Silvestre Araújo, de 69 anos, é um dos proprietários e aguarda ansioso pela chegada da electricidade. "Tenho a casa abandonada, mas mal chegue a electricidade faço conta de a recuperar e, quem sabe, até ir morar para lá", confessou ao DN.

De acordo com a EDP, o prolongamento da ligação eléctrica até aquele aglomerado está em curso há já várias semanas. A linha está instalada até à entrada do lugar e resta apenas a parte final, com as respectivas baixadas para as habitações.

A chegada da electricidade está a despertar o interesse dos proprietários para a recuperação das habitações para o turismo. "Como quase não temos gado e pastores, é uma grande oportunidade para potenciar o turismo", explicou Justino Alves, presidente da junta de Gave. Ainda nesta freguesia, o mesmo já foi feito na branda da Aveleira. Algumas casas têm só um quarto, em que cada noite chega a custar cem euros".

Sem comentários: