quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Portas do Gerês abrem ao fim de quase 40 anos

Parque natural

São cinco estruturas que devem entrar em funcionamento até ao próximo ano

Idealizada há quatro décadas pelo primeiro director do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a proposta com vista à criação de espaços de atendimento aos visitantes deverá ser ultimada até princípios de 2010.

Há perto de 40 anos, Lagrifa Mendes, o primeiro director do único parque nacional do país, lançava as bases de conceito que tinha por meta a criação de estruturas de apoio aos visitantes que demandassem o espaço natural. Porém, seriam precisas mais de três décadas para que se assistisse à abertura da primeira "porta".

Em número de cinco, cifra que corresponde aos municípios que integram o parque - distribuídos por três distritos: Braga, Viana do Castelo e Vila Real -, as estruturas devem estar funcionais até princípios do próximo ano, afiançam os municípios, que dinamizam os equipamentos juntamente com o PNPG. A porta de Montalegre, num imóvel construído de raiz na Paradela, poderá, contudo, constituir a excepção, visto a autarquia local não avançar, ainda, um prazo para a sua abertura.

Situada na encruzilhada da estrada que serve Castro Laboreiro e o santuário da Peneda, Lamas de Mouro, em Melgaço, seria, em 2004, a primeira a acolher um equipamento do género, disponibilizando, desde então, actividades específicas de animação e educação ambiental.

Dois anos volvidos, Terras de Bouro assistia à abertura da porta de S. João do Campo, no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, tendo, na passada semana, Arcos de Valdevez posto a funcionar idêntica estrutura situada em Mezio, no Soajo.

Segundo a Câmara arcuense, a estrutura é composta por cinco imóveis construídos de raiz, contemplando, além do atendimento, um centro interpretativo (dedicado à arqueologia) e uma área reservada ao parque nacional, além de um albergue, que deverá abrir portas até ao final do ano.

Até princípios de 2010, deverá, também, abrir a de Ponte da Barca (Lindoso), estima a autarquia, adiantando que o investimento, de 850 mil euros, está concluído.

Em Montalegre, enquanto não abre a porta de Paradela do Rio, a divulgação do espaço natural está a ser feita, provisoriamente, numa sala do pavilhão multiusos, na sede de concelho. "Existirá alguma dificuldade, mas não sabemos o que se passa", assinala o vice-presidente da Câmara, Orlando Alves.

Luís H. Oliveira e Margarida Luzio, Jornal de Notícias, 24/11/2009

2 comentários:

Eira-Velha disse...

Bom dia.
Vim aqui ver as novidades mas, especialmente, desejar que passe um Natal Feliz junto de todos que lhe são caros.

M. disse...

Olá Eira-Velha!
Obrigado pela sua mensagem. Desejamos-lhe também um Feliz Natal a si e aos seus!