sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cinco localidades portuguesas pedem para usar hospital espanhol

Os presidentes das Câmaras Municipais de cinco localidades portuguesas - Valença, Vila Nova, Paredes de Coura, Monção e Melgaço - na fronteira com a Galiza querem que os seus cidadãos possam ser atendidos no hospital Meixoeiro, em Vigo, como parte da cooperação transfronteiriça em matéria de saúde, noticia o El País.

O presidente da Câmara Municipal de Melgaço e da Associação de Municípios do Vale do Minho, Rui Solheiro, afirma que o hospital de Vigo está a 10 ou 15 minutos da fronteira , mais perto que o hospital de Viana do Castelo, pelo que o hospital espanhol deve ser o ponto de referência para aquelas cinco localidades, que ao todo têm 61 mil habitantes. O pedido acontece em plena manifestação que está a ter lugar em Valença onde se erguem bandeiras espanholas para que não encerre o serviço nocturno de urgências.

A cooperação entre Portugal e Espanha é um compromisso assumido entre José Luís Zapatero e José Sócrates, de modo a garantir a cobertura de cuidados médicos às populações transfronteiriças.

Os presidentes das Câmaras destas localidades portuguesas e os municípios espanhóis transfronteiriços acordaram que a Universidade do Minho lançará as bases de um concurso público entre cinco universidades de Portugal e Espanha. A ideia é elaborar um estudo sobre a relação dos equipamentos médicos dos dois países, para a partir daí apresentar uma proposta de unidade transfronteiriça de saúde entre Galiza e Portugal.


Valença do Minho está coberta de bandeiras espanholas desde o  fecho do SAP, a 28 de Março















Sónia Cerdeira, I online, 8 de Abril de 2010

Sem comentários: