quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

II Jornadas sobre o Lobo Ibérico


As II Jornadas sobre o Lobo Ibérico realizam-se a 5 e 6 de Março em Castro Laboreiro, organizadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa dos Montes Laboreiro (NEPML) com a colaboração de Fogium Lupale (Espanha).

"A convivência, desde as épocas pré-históricas, dos humanos com o lobo deu origem a um rico património cultural. Este património é expresso em várias crenças e aspectos materiais, muitos deles ainda hoje vivos na memória ou nas praticas quotidianas dos habitantes rurais da Península Ibérica, e que já são impossíveis de encontrar em outras regiões da Europa. Como exemplo desta herança cultural, encontram-se as diversas normativas ou tecnologias tradicionais destinadas à caça deste animal ou a percepção simbólica a ele associada, que persiste no imaginário popular e na tradição oral", escrevem os organizadores.

O lobo como um elemento fulcral na cultura e história popular será o tema de debate nas jornadas, que decorrerão no Hotel Castrum Villae, em Castro Laboreiro.

No primeiro dia das Jornadas serão proferidas quatro palestras por autores portugueses e espanhóis que abordarão a relação Homem-Lobo sob várias perspectivas do conhecimento, tais como a Arqueologia, a Etnografia, a Historia e a Biologia. No dia seguinte, será realizada uma saída de campo com o objectivo de observar no terreno alguns exemplos deste património, como sejam as armadilhas em pedra tradicionalmente destinadas à captura de lobos, denominadas fojos do lobo.


Programa:

Sábado, 5 de Março:

16h00: Abertura: As Jornadas de 2004 NEPML

16h15 - Apresentação do Livro: “Os Foxos do Lobo. A Caça do Lobo na Cultura Popular” - Pablo Quintana (editor) e David Pérez Lopes (autor)

16h45 - “Dimensão Cultural do Lobo Junto das Comunidades Rurais Ibéricas” - Francisco Álvares

17h30 – “Fojos de Astúrias (Espanha)”- Juan Pablo Torrente Sánchez-Guisande

18h15 – “Lobos & Direito - Um reflexo da relação Homem lobo” - José Domingues

Domingo, 6 de Março:

Saída de Campo para todos os interessados. Possibilidade de ver Fojos de Lobo e outro património natural. 10h30 no Hotel Castrum Villae.


Fonte: Público, 21.02.2011

Sem comentários: