quarta-feira, 27 de abril de 2011

Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço - 29, 30 de Abril e 1 de Maio


A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começa já na próxima sexta-feira e prolonga-se até domingo. Para além das actividades directamente relacionadas com o Alvarinho e com o fumeiro (com expositores, jornadas gastronómicas e concursos), do programa constam actividades desportivas e musicais.

De destacar também que o Programa das Festas, da RTP, será transmitido em directo de Melgaço, no sábado, entre as 16h e as 19h30.


Expositores

O Vinho Alvarinho

Razões naturais de microclima e solo, fizeram desta sub-região não só o berço, mas também o solar do Alvarinho, pois proporcionam a este vinho uma elevada tipicidade e genuinidade. Ao entrar pelas portas do concelho, vindo de Monção ou de Espanha, podem apreciar-se as vinhas desta casta, plantadas em magníficos anfiteatros, situados a meia encosta, num microclima único, protegido pelas montanhas de Portugal e Espanha, conjugando o Solo, o Sol, o Sofrimento, a Sabedoria e o Sossego. Cinco "SS" para um vinho cheio de arte e de vida.

Neste certame participam praticamente todos os produtores do concelho de Melgaço e alguns do concelho de Monção, em pavilhões individualizados, onde tem a oportunidade para estabelecer uma rede de contactos profissionais, mas sobretudo divulgar e promover os seus produtos e fazer com que o consumidor queira repetir, futuramente, a experiência.
O melhor Alvarinho do mundo está aqui... Prove!

O Fumeiro

Esta feira é uma óptima oportunidade para o público saborear, apreciar e adquirir produtos caseiros de e com qualidade. O nosso objectivo é deixar, a quem nos visita, o desejo irresistível de voltar a Melgaço, ao encontro de paladares requintados e ainda a vontade de adquirir os produtos existentes nos locais de venda.

Broa e Doçaria

Artesanato e Entidades Colectivas


Gastronomia


O visitante da Festa do Alvarinho e do Fumeiro tem ao seu dispor duas formas de saborear os pratos típicos da região e desfrutar do melhor da nossa gastronomia através das Jornadas Gastronómicas ou nas Tasquinhas.

Melgaço
é um roteiro obrigatório para apreciadores e especialistas gastronómicos. Aqui sobrevivem usos e costumes que conferem aos produtos locais características de requintado e irresistível sabor. São vários os turistas que se deslocam ao concelho para apreciar os sabores da gastronomia local.

A cozinha tradicional desta região é simples mas de grande qualidade, havendo uma relação directa entre os ingredientes colhidos na região e os pratos típicos tradicionais, nomeadamente o cobiçado cabrito assado no forno de cozer o pão, a lampreia com arroz à bordalesa, frita com ovos ou assada, as trutas do Rio Minho abafadas, o sarrabulho, os grelos com rojões, a bola da frigideira, o bolo da pedra, a água d’unto, o bucho doce, as migas doces e os pastéis mimosos. Junte-se-lhe o insinuante presunto, de cor rosa-avermelhada, de Fiães e Castro Laboreiro, os diversos enchidos e acompanhados com um vinho Alvarinho, reúne todas as condições para usufruir de uma refeição magistral.

Visite as tasquinhas, no recinto da feira e delicie-se com os produtos locais que, depois de confeccionados com sabedoria e tradição, oferecem um toque do bom sabor de antigamente...

A edição 2011 volta a contar com a participação de dez tasquinhas devidamente seleccionadas de entre os similares dos hoteleiros e das associações sem fins lucrativos do concelho que, cumprindo escrupulosamente as regras de higiene e segurança exigidas pela Câmara Municipal, vão dar a conhecer diariamente, das 11h00 às 02h00, os pratos típicos do concelho e o seu bom vinho Alvarinho.



O concelho de Melgaço dá-lhe as boas vindas e convida-o a sentar-se à mesa dos 12 restaurantes aderentes às Jornadas Gastronómicas para que possa saborear a preceito a gostosa genuinidade dos cozinhados tradicionais.

A nossa gastronomia revela sabedorias seculares, usos e costumes que conferem aos produtos locais características de requintado e irresistível sabor.
E como não podia deixar de ser, todos estes pratos ficarão mais apaladados se forem “regados” com um vinho único: o Alvarinho, orgulho das gentes locais. Trata-se de um vinho de alta qualidade, distinto nos aromas e sabores. É pela sua originalidade, considerado um dos melhores vinhos do mundo.

Restaurantes aderentes e menú


Concursos

Como forma de incentivar os produtores participantes, realizam-se uma série de concursos nos quais são analisados os produtos concorrentes e atribuídos prémios aos três melhores classificados.


A informação foi retirada do site da Câmara Municipal de Melgaço, onde também podem encontrar outras informações.

Sem comentários: