segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Castrejos/Galaicos

Que nós castrejos e os galegos descendem do mesmo povo, isso já toda (ou quase toda) a gente sabia. O como e o porque é que ainda era, para alguns desconhecido e para mim também.

Mas, por causa de um comentário no blog, fui pesquisar acerca do assunto e descobri que depois dos povos pré-históricos, um dos primeiros povos que terá chegado à Península Ibérica foram os Iberos, originários provavelmente, do Norte de África. E, foram eles, os Iberos, que deram o nome à península.

Os Celtas, que vieram depois, no século VI a.c., procuraram terras férteis no norte do actual Portugal, faziam casas redondas e com telhados cobertos de colmo que se chamavam castros.(não encontrei registos mas talvez daqui derive “castrejos”).

Os povos Celtas e Iberos juntaram-se formando o povo Celtibero.

Uma das suas tribos mais famosas era a dos Lusitanos que viviam entre o rio Douro e rio Tejo na Lusitânia. O seu mais famoso chefe era Viriato, um pastor da serra da estrela que derrotou inúmeras vezes os Romanos.
Para muitos, os Lusitanos são os verdadeiros antecessores dos portugueses.Não se sabe ao certo qual a sua origem. Alguns autores também incluem nos Lusitanos, os Galaicos, que, por sua vez, tinham por vizinhos, a oriente, os Astures e os Celtiberos.

foto: http://thorberg.blogspot.com/

Os galaicos aparecem documentados pela primeira vez formando parte do exército do caudilho luso Viriato como mercenários de guerra mas os galaicos (castrejos) ao norte do Douro posteriormente seriam administrados por Roma como província autónoma na Gallaecia (Galécia).


A administração do Império Romano identificou três grandes povos galaicos: bracarenses, lugenses e asturienses. Segundo descrições e documentos da época, os galaicos bracarenses viviam nas terras entre o rio Douro e o rio Lerez; os galaicos lugenses viviam nas terras dentro da linha que vai do rio Lerez às montanhas de Trives e Ancares e ao rio Navia; e os galaicos asturienses viviam ao leste do rio Navia e das montanhas de Trives e Ancares.


A partir do ano 293 D.C. a reforma administrativa do Emperador Diocleciano converte a Gallaecia numa única província administrativa dentro do Império Romano. Esta é a primeira vez na história que os três povos galaicos aparecem unificados dentro dum mesmo quadro político-administrativo chamado "Gallaecia". O território da Provincia Gallaecia abrangia as terras dos bracarenses, lugenses e asturienses.


foto: http://thorberg.blogspot.com/

Fonte: http://thorberg.blogspot.com/; http://peninsulaiberica.blogs.sapo.pt/48872.html


Sem comentários: