"Rui Soalheiro e Guilherme Pinto, presidentes da Câmaras de Melgaço e Matosinhos, marcaram presença, ontem, na apresentação do livro «Melgaço – memória dos tempos passados e presente». Trata-se de mais obra da autoria do jornalista Marques Rocha.Segundo explicou o autor, o livro procura retratar todas as obras realizadas ao longo do período compreendido entre 1982 e 2007, coincidindo com os mandatos em que a autarquia do Alto Minho era dirigida por Rui Soalheiro. Marques Rocha considera mesmo que as principais obras do concelho estão concluídas.
O antigo jornalista da RTP referiu ainda o facto desta ser uma visão puramente jornalística. Esta foi aliás uma das motivações dos dois restantes livros, editados em 1993 e 2001.
António José da Silva, responsável pela apresentação do livro, salientou o facto da obra permitir ao leitor ter uma visão sobre o concelho onde é possível constatar diversos níveis de desenvolvimento. “Marques Rocha tem raízes em Monção e vários trabalhos sobre o seu e outros concelhos. Penso que deveria ser nomeado cidadão honorário de alguns deles. É um jornalista ou seja uma espécie de mistura entre historiador e escritor”.
Rui Soalheiro considerou importante o livro agora apresentado permite registar a história mais recente do concelho, ao mesmo tempo que colabora na promoção das potencialidades do concelho.Quanto à escolha de Matosinhos, o presidente da Câmara de Melgaço lembra que grande parte dos visitantes tem origem nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto e Galiza. “Por isso é também uma forma de encontrar os amigos”."
Eduardo Coelho, O Primeiro de Janeiro, 06/Novembro/2007
Sem comentários:
Enviar um comentário