"A Parque Expo está a elaborar o plano de intervenção para o Vale do Minho, cujo documento tem de estar concluído num prazo de 18 semanas. O objectivo é definir uma estratégia integrada e operativa para o desenvolvimento deste território, que abrange todo o território da Comunidade Intermunicipal Vale do Minho (Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira), explica a empresa em comunicado.
Três eixos orientam a aplicação dessa estratégia: preservação, valorização e promoção do rio Minho, por ser este «um elemento estruturante deste território e de união entre Portugal e Espanha», acrescenta a mesma fonte. Assim se explica a necessidade de implantar uma estratégia supra-municipal e transfronteiriça que «reflicta um desenvolvimento territorial de futuro para o Vale do Minho, assente nos referidos eixos, sendo, ao mesmo tempo, indutora da valorização do potencial humano e da competitividade do território», justifica a Parque Expo.
O passo seguinte será identificar um conjunto de projectos para a requalificação do rio Minho e dos seus afluentes, na tentativa de induzir o desenvolvimento social e económico do Vale do Minho, «respeitando e potenciando os valores ambientais, numa estratégia de desenvolvimento sustentável, no quadro da política nacional e regional subjacente ao QREN [Quadro de Referência Estratégica Nacional] e aos seus programas operacionais», remata".
Portal Ambiente Online, 30/Novembro/2007
Sem comentários:
Enviar um comentário