sábado, 15 de março de 2008

Inauguração, em Melgaço, de Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

"No ano em que faz o seu quinto aniversário, a rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) – lançada no ano de 2003, com o objectivo de ser uma resposta articulada às necessidades de acolhimento e integração dos cidadãos imigrantes radicados nas várias regiões do país, fazendo a ponte com as diferentes instituições locais com competências nestas matérias e com quem os imigrantes se têm que relacionar – alarga-se com a abertura de mais um pólo, o CLAII de Melgaço, perfazendo 72 Centros espalhados por todo o país.

A inauguração ocorrerá na segunda-feira, dia 17 de Março, pelas 15.00h, na presença da Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural e do Presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

O ACIDI e o Município de Melgaço assinam esta segunda-feira, dia 17 de Março, pelas 15.00 horas, um Protocolo de Cooperação para abertura de um Centro Local de Apoio à integração de Imigrantes (CLAII) no Concelho de Melgaço. A Cerimónia, que contará com a presença da nova Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural e do Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, seguindo-se a visita às instalações do novo CLAII, sito no Espaço Memória e Fronteira.

Em estreito contacto com os Centros Nacionais e integrado na rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes, estes novos Centros serão um pólo de informação ao imigrante, com um tratamento especializado e adequado às diferentes necessidades deste público-alvo, com um rosto humano e próximo de quem o procura. Pondo em prática o conceito de Integração de Proximidade, terá ainda o papel pró-activo de animar e desenvolver iniciativas locais de aprofundamento do acolhimento e integração das comunidades imigrantes na sociedade portuguesa, envolvendo diferentes actores locais e sensibilizando toda a comunidade para este desafio, já que é ao nível local que acontece a integração".

Dia: segunda-feira, dia 17 de Março

Hora: 15:00 horas

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço – Largo Hermenegildo Solheiro, 4960-551 Melgaço


Fonte: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI)

Sem comentários: