terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ir de férias é sempre possível. Nem que seja com a casa às costas

Há quem adore e não conceba umas férias sem uma boa dose de natureza, acordar com o sol a bater na tenda, logo pela aurora... e com a voz dos vizinhos campistas a pairar nos ouvidos, sem falar nos duches com água quente cronometrada. Isto, que para uns pode parecer um verdadeiro pesadelo, para outros é uma necessidade! E quem julga que nunca se meteria nestes assados, é melhor não dizer "nunca". Pode parecer cliché, mas há adeptos do campismo a afirmar que "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Afinal, na maioria dos parques encontra-se de tudo, desde restaurantes e supermercados a várias actividades recreativas. Tudo isto num só espaço, o que facilita o seu acesso. Onde mais se conseguiria fazer tiro, BTT, jogar ténis e fazer uma hidromassagem, num curto espaço de tempo, senão num parque de campismo? Uns com mais serviços que outros, claro, mas a tendência é melhorarem as suas condições, encontrando soluções para agradar aos clientes. Por exemplo, nos Parques de Campismo do Guincho e de Viana do Castelo, para além das tendas e bungalows - uma casa em madeira, com kitchnette e casa-de-banho incluídas -, já existem opções intermédias, como os bengalis e os mobile-camps. Os primeiros são tendas em lona com camas de campanha, uma mesa e cadeiras. Já têm electricidade e frigorífico. Os mobile-camps proporcionam o mesmo conforto que os bungallows, com a diferença de não terem kitchnette nem sanitários.

Já na costa alentejana, desde há dois anos que o camping Zmar marca pela diferença - com um conceito de bem-estar familiar original. O parque de diversões infantil foi concebido com todos os brinquedos conectados formando um circuito, para que pais e filhos possam estar juntos em constante descoberta. Para além disso, tem um mundo lá dentro, onde é possível usufruir das mais variadas actividades que estimulam a adrenalina, como os matraquilhos humanos, ou que ajudam a relaxar, como as massagens e o banho turco.

O Camping Land´s Hause Bungalows, situado em pleno pulmão do Pinhal de Leiria, desde que foi construído (há sete anos) que tem tido um público maioritariamente estrangeiro, mas o objectivo é chamar cada vez mais portugueses. Por isso, oferece um leque de serviços abrangente: excursões, festas, campos e colónias de férias, e aluguer viaturas.

Se o fito for um banho de natureza, o Parque de Campismo Lamas de Mouro, ao lado de Castro Laboreiro, é perfeito. As piscinas naturais do Parque Natural Peneda-Gerês são revitalizantes. Quem já lá esteve diz que o camping está sempre fresco, independentemente do calor que estiver, porque tem árvores altas espalhadas por todos os recanto. Diz também que o chão é muito confortável para dormir...


Sem comentários: